Álbum e Portal de História da Aviação





Álbum fotográfico e Portal de História da Aviação

OBJETIVOS DO SITE (No ar desde Dez 2004):

CRÉDITOS:

Os textos são baseados em reportagens e matérias das seguintes revistas: FLAP, ASAS, AERO MAGAZINE, AVIÃO REVUE, e outras publicações diversas. Os textos não são copiados na íntegra, porque são resumidos antes de serem inseridos no site. Quando ocorrer a cópia integral será dado o devido crédito.

As fotos sem o crédito são de minha autoria ou propriedade.

Nota Pessoal de Outubro de 2010:

Depois de ficar na Espanha por nove meses, em uma viagem à serviço, eu tenho um balanço de 1300 fotos inseridas no site sendo que foram mais de 4000 fotos de aeronaves batidas. Os álbuns mais marcantes foram os seguintes, em ordem cronológica decrescente:
- Museo Di Vigna di Valle - Aeronáutica Militare Italiana;
- Royal International Air Tattoo 2010 - Royal Air Force/Inglaterra;
- Museu do Ar e Museu Naval - Portugal;
- Museu de Le Bourget - Paris/França;
- Museu "Ailes Anciennes" - Toulouse/França;
- Fundación Infante de Orleans - Madrid/Espanha;
- Museo del Aire - Madrid/Espanha;
- Aeropuerto de Barajas - Madrid/Espanha
A vontade era de ir a todos os museus e aeroportos de toda a Europa, incluindo os da Rússia. Porém não posso reclamar, fiz apenas o que me foi possível fazer. Só tenho que agradecer a Deus pela oportunidade.

NOTA PESSOAL DO AUTOR:
Este álbum fotografico é uma amostra de um trabalho feito com a paixão aeronáutica que somente nós apaixonados entendemos.
A paixão foi despertada em 1974 quando eu pedi ao meu pai um avião “Convair F-102 Delta Dagger” da Revell para montar. A decisão de entrar para a Aeronáutica e a conclusão de um curso de fotografia no SENAC –RJ, realizado em 1982, me possibilitaram a realização deste trabalho.
O trabalho foi iniciado em 1989 com uma máquina fotográfica “Yashica YF-33” não profissional e “paraguaia”. Continuou com: Zenith 12XP, Vivitar V3000s e Cannon EOS 300. Assim continuará até quando Deus quiser.
Após me tornar Terceiro Sargento da Força Aérea Brasileira e ser designado para trabalhar em Pirassununga, eu comecei a fazer fotos de todos os aviões que pousavam por lá. A maioria das fotos de aviões eram batidas na Academia da Força Aérea onde eu trabalhei por 11 anos, e no Rio de Janeiro onde eu nasci e para onde eu sempre voltava. Quando eu notei que as minhas fotos despertavam o interesse de outras pessoas eu resolvi divulgá-las e comecei a vender, não só em Pirassununga, mas também em eventos aeronáuticos realizados em outras cidades, como por exemplo: Catanduva, Jaboticabal, Bebedouro, Campinas, São Paulo, Birigüi, Piracicaba, Taubaté, Guaratinguetá, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Franca, Rio de Janeiro, Curitiba, Ribeirão Preto, Bauru, Botucatu, Limeira, Lorena e também Pirassununga. Nessas viagens eu também aproveitava para fotografar e curtir o espetáculo aéreo, além de vender souvenirs aeronáuticos junto com as fotos.
Hoje, morando em São José dos Campos e trabalhando no Centro Técnico Aeroespacial, ao lado da Embraer, eu decidi publicar este trabalho, que é como um livro onde cada foto seria uma página e cada local poderia contar uma estória diferente. Entre e divirta-se!

(TEXTO CRIADO EM 2003 QUANDO COMEÇOU O PROJETO DO SITE)

Paulo César, o Pablo!